sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apagão prejudica abastecimento de água em ao menos seis estados

O apagão que atingiu oito estados do Nordeste, na madrugada de sexta-feira (4), compromete o abastecimento de água no Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Alagoas e Pernambuco. Em algumas locais, o restabelecimento ocorre gradualmente, enquanto em outros não há previsão de normalização.
No interior do estado de Pernambuco, pelo menos dez cidades sofreram com o desabastecimento de água provocado por danos em adutoras. Na Região Metropolitana do Recife, houve queima de algumas peças no Sistema Pirapama, atingindo 14 bairros de Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Possível causa
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (4) que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco é a provável causa do apagão que ocorreu durante a madrugada, a partir das 0h30 (horário de Brasília).
Segundo o ministro, a proteção eletrônica do sistema entendeu que existia um problema - como de sobregacarga - e desligou-se. "Primeiro, houve uma falha no sistema que é composto por dois circuitos. Os funcionários tentaram religar um circuito o que gerou uma contaminação no sistema. Deu problema em um circuito e o outro acabou, também, falhando", afirmou Lobão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário